terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Férias e idéias

Estou aproveitando as férias para ler e estudar algumas coisas que me interessam, já que não viajei e as aulas voltam na segunda quinzena de fevereiro. Fiz um curso denominado "Introdução à Comunicação Digital - Jornalismo e Publicidade na Nova Era" que, apesar de ter falado sobre alguns assuntos sobre os quais eu já sabia um pouco, serviu para ampliar meu "horizonte virtual". Fiquei conhecendo vários tópicos da "famigerada" web 2.0, fui apresentada a diversos sites e blogs de assuntos interessantes e, o principal, pude expôr meu ponto de vista sobre diversos assuntos e aprender um pouco mais sobre esse mundo em rede.

Se eu já pretendia trabalhar na área de Jornalismo On-line, com esse curso minha vontade se firmou. Não sei se o jornal impresso vai acabar, e essa é uma discussão ampla que inclui vários fatores e posicionamentos, mas acredito que a Internet é um espaço tão inclusivo e agregador que deve ser o meio de comunicação mais em voga no futuro. E o futuro já chegou.

A comunicação certamente se facilita com o uso das ferramentas disponibilizadas pela informática. Mas, de nada adianta ter os instrumentos e não saber usá-los. Estudar e ler é o essencial para participar dessa "nova era". As ferramentas de pesquisa são tão acessíveis, mas pra muita gente falta o assunto que será pesquisado. Falta a idéia. E essa idéia não depende de qual computador você tem ou de qual é a velocidade da sua Internet. A idéia vem antes de tudo e é ela que deve ser aproveitada e publicada. Com certeza, alguém, de alguma parte, vai chegar a você e a discussão será ampliada.

E é isso que faz a comunicação na "nova era".

Nenhum comentário: