quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A fotografia e seus significados

Observando as fotos ganhadoras do World Press Photo 2007, me impressionei com a quantidade de fotos ligadas a tragédias, guerras e miséria. Como a tristeza é a protagonista de muitas fotografias! Como a pobreza e a dor são exploradas por fotógrafos em busca de prêmios!
Mas o Prêmio não me decepcionou por inteiro! A quantidade de fotos das coisas mais simples do cotidiano me comoveram... e como são belas essas fotos.

É claro que a qualidade das fotos a gente nem discute! É uma textura que te transporta para o cenário fotografado. Maravilhosa.

A foto ganhadora é de Tim Hetherington e mostra um soldado norte-americano exausto dos combates no Afeganistão. Segundo um dos jurados, "a imagem representa a exaustão de um homem e a exaustão de uma nação".
É comum - e engraçada - esta busca por uma interpretação definitiva para as fotografias. Mas acredito que determinar qual o desejo do fotógrafo ao registrar aquilo é um jogo complicado. Ás vezes ele nem quer uma explicação sociológica para o assunto e a situação. Pode ser que nem haja explicação!
Mas o homem está sempre em busca de respostas para tudo! E não serei eu que direi que isso está errado!
Enfim, olhem a foto e tirem suas conclusões!

Um comentário:

VINICIUS.MOTA disse...

Sem ser melancólico - coisa que eu não sou mesmo -, existe beleza na tristeza também. No caso dessa foto vencedora, ela não é só bela, real, impactante; ela transmite, em lugar de centenas de palavras, a cara de uma época: é fantástica.